terça-feira, setembro 07, 2004

Oscar garantido!

Hollywood tem dado mostras de apreciar (e muito!!!) interpretações de deficientes. A lista de Óscares atribuidos, na categoria de "Actor in a leading role", nas duas últimas décadas é bastante vasta e integra vários tipos de deficientes que ficaram famosos:

1988 - Dustin Hoffman em "Rain Man"
Um autista que ainda por cima tinha como irmão o Tom Cruise. (Um azar nunca vem só)

1989 - Daniel Day Lewis em "My Left Foot"
Um deficiente motor que só se expressava a pintar e a escrever com o pé esquerdo. (Uma espécie de Rodrigo Tello mas a jogar melhor à bola)

1991 - Anthony Hopkins em "The Silence Of The Lambs"
Um serial killer que gostava de comer fígados humanos com vinho italiano. (Um gajo que gosta de vinho italiano não pode ser normal)

1992 - Al Pacino em "Scent Of a Woman"
Um ínvisual cheio de classe que é reformado da polícia. (Invisuais na polícia já vi muitos, mas não chegaram ainda à reforma)

1993 - Tom Hanks em "Philadelphia"
Um gay com HIV que processa a sua antiga empresa por discriminação. (O gajo não gosta de mulheres e anda enroscado com o Antonio Banderas, normal não é de certeza!)

1994 - Tom Hanks em "Forrest Gump" (alterado after comment)
Um atrasadinho que percorre a América e toda a sua história do sécXX. (Mesmo que o gajo fosse normal, chegava ao fim do filme atrasadinho de certeza!)

1996 - Geoffrey Rush em "Shine"
Um autista que toca piano e escolhe um café local para expressar a sua arte. (Uma espécie de Mário Laginha mas a gaguejar menos)

1997 - Jack Nicholson em "As Good As It Gets"
Um esquizofrénico com o seu mundo demasiado equilibrado para acreditar no amor. (O gajo é tão atrasado que se apaixona pela Helen Hunt que até é lésbica!)

1999 - Kevin Spacey em "American Beauty"
Um freak que se masturba a pensar na melhor amiga da filha. (Que por acaso é bem boa e merece tal acto de compaixão)


Ou seja, a história recente diz-nos que alguém que faça um papel de autista, ou de esquizofrénico, ou de retardado, ou de qualquer outro tipo de deficiente, tem grandes probabilidades de se tornar vencedor de uma estatueta.
A minha pergunta é: Quando fizerem um filme sobre a familia Bush a quem irão eles atribuir o óscar? É que atrasados mentais na familia Bush não faltam. O difícil é escolher o caso mais grave! (Embora as filhas de George Bush tenham dado um passo muito importante para esclarecer esta questão durante o seu discurso na última convenção Democrata)
Eu propunha que o filme fosse realizado pelo Michael Moore. A imparcialidade estava garantida!