sexta-feira, novembro 19, 2004

Justiça a quanto obrigas...

Poucas semanas depois da polémica saída do Prof. Marcelo da TVI, a Alta Autoridade para a Comunicação Social revelou os resultados do inquérito levantado ao comportamento de todos os protagonistas no mediático acontecimento.
Segundo o relatório existiram pressões governamentais para que tal acontecesse, através dos ministros Morais Sarmento e Rui Gomes da Silva, assim como pressões por parte do "patrão" da TVI, Miguel Paes do Amaral. A AACS revelou, ainda, que o governo também contribuiu para as demissões da redacção do Diário de Notícias e que o grupo PT (onde o Estado detém uma Golden Share) não tem seguido as regras deontológicas do mercado, no que diz respeito às empresas de comunicação.
Confrontado com os resultados Rui Gomes da Silva foi lacónico: "Ainda bem que está tudo esclarecido." Não sei se ele percebeu. Está "tudo esclarecido"?! Num país a sério ele já não seria ministro quando afirmasse "está tudo esclarecido".
Isto é como se um arguido de um processo, depois de o Juíz lhe ter dito: "Ficou provado que foi o arguido aqui presente quem violou, matou, esquartejou e enterrou a vítima", dissesse: "Ainda bem que está tudo esclarecido! Onde é que vamos almoçar?"