sexta-feira, maio 27, 2005

Vê o mundo à tua volta

Fernando Gomes confirmou, esta quarta-feira, a nomeação para administrador da Galp Energia, mas diz que ainda não sabe quais vão ser as condições em que vai desempenhar o cargo na petrolífera portuguesa.
O antigo presidente da Câmara do Porto diz ter sido apanhado de surpresa com a nomeação e garantiu que vai abandonar o cargo de deputado.
Apanhado de surpresa?! Realmente, um ex-ministro ser nomeado para a administração de uma empresa pública, mesmo que nunca tenha mostrado qualquer tipo de aptidão para ocupar o lugar, é uma coisa completamente fora do comum.
Onde é que o Fernando tem andado nos últimos anos? A pedir conselhos capilares ao José Cid?

Ovários de leste

Investigadores norte-americanos desenvolveram uma análise ao sangue capaz de detectar precocemente o cancro do ovário, indica um estudo publicado esta terça-feira numa revista científica norte-americana.
A análise procura no sangue quatro proteínas diferentes: leptina, prolactina, osteopontina e factor de crescimento II, e pode detectar as primeiras fases do cancro do ovário com 95 por cento de eficácia.
Leptina, prolactina e osteopontina soam-me a gajas de leste a "alternar" na Brandoa e, quando muito, podem é trazer problemas com parasitas genitais.

quarta-feira, maio 25, 2005

Aumentos

O Governo acaba de aumentar os impostos para combater o défice. O IVA passará de uma taxa de 19% para 21%.
As profissões liberais (Médicos, Advogados, Canalizadores, Comerciantes, etc.) acabam de saber que passarão a lesar o Estado em mais 2%.

Percas irreparáveis.

Despois de ter perdido a Superliga e a Taça UEFA, José Peseiro acaba de perder o balneário.
Estas derrotas podem parecer distantes, mas tem pontos em comum:

- Perdeu a Superliga com um golo de Luisão
- Perdeu a UEFA com a exibição do Daniel Carvalho
- Perdeu o balneário com uma "birra" do Polga

Depois das Brasileiras em Bragança, temos os Brasileiros em Lisboa. O que elas fazem aos extremosos maridos transmontanos, eles retribuem na mesma moeda ao Peseiro cá por baixo.

Bem escolhido!

António Guterres foi escolhido por Kofi Annan para Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados de um leque de oito candidatos.
Freitas do Amaral explicou que António Guterres foi o escolhido, não só pelas qualidades pessoais, como principalmente pelo perfil político do ex-primeiro-ministro português. O Ministro dos Negócios Estrangeiros disse-nos que "quem sabe fugir de um governo e remeter-se ao exílio político da forma que Guterres o fez, tem qualidades inatas para a função."

quarta-feira, maio 18, 2005

Más línguas...

Perguntam-me constantemente qual a diferença entre uma ilha Cabo-Verdeana e a Cova da Moura.
A verdade é que eu também não sei. Por isso até 2ª-feira vou tentar perceber, mas aposto que o sol, o mar e água da piscina são capazes de ser uma boa resposta.
Até lá, sou capaz de não passar por aqui.

(Festival de Gamboa - dia 20 de Maio, à noite. Com transmissão directa na RTP África... vou andar por lá.)

segunda-feira, maio 16, 2005

O futebol é lindo!!!

O que mais gostei de ver no jogo de ontem, foi a entrega dos jogadores aos seus clubes do coração.
O "lagarto" Simão falhou dois golos feitos e o "lampeão" Ricardo deu um frango monumental.
Não há nada melhor que o amor à camisola!

(com aquele onze que entrou de início, também desconfio que o Peseiro tenho sangue "vermelho" a corre-lhe nas veias...)

sábado, maio 14, 2005

Logo à noite...

... que ganhe o melhor, com três golos do Simão!

quinta-feira, maio 12, 2005

Marchavam em filas

Pela primeira vez em muitos anos, Campo de Ourique não vai partyicipar nas Marchas Populares de Junho, por falta de marchantes.
É o que dá o ordenamento de território das grandes cidades. Ainda me lembro desse saudoso tempo da década de noventa, quando Campo de Ourique era conhecido, principalmente, pelos seus inúmeros marchantes que se deslocavam entre Campolide e a Meia Laranja, cantando alegremente: "boa branca, boa castanha..."
Destruiram o Casal Ventoso e acabaram com as Marchas em Campo de Ourique. Já estou com medo que ao eliminarem a toxicodependência no Intendente, acabem com a sardinha assada na Madragoa, mas até agora ninguém quis falar sobre isto!

quarta-feira, maio 11, 2005

173?!... Só?!...

Num caso de corrupção na GNR, reuniram 173 militares numa sala do tribunal.
Aposto que chamaram estes 173 para lhes dizer "estejam descansados. Sabemos que nunca foram corruptos na vida. Agora, os vossos camaradas que não foram chamados não escaparão às malhas da Justiça."
O melhor é marcarem as audiências para o Maracanã.

Totoperegrino

Que justiça é esta, a da peregrinação?
Sai um crente do seu lar, seja ele em Condeixa, em Idanha-a-Nova ou em Nova Calecute, (ok, Nova Calecute talvez seja um pouco longe...), e põe-se a caminho de Fátima.
Calcurreia uns kilómetros valentes, está quase a chegar ao destino (para agradecer o facto de uma sobrinha que é cega ter tirado a carta de condução) e é atropelado por um Fiat Punto GT, todo artilhado, cheio de "ailerons" e jantes especiais.
Afinal vai um individuo, cheio de boas intenções agradecer o milagre, e o que Deus lhe reserva é ter a mioleira espalhada pela N1 entre Estarreja e Pombal.
Que justiça divina é esta? Parece que "lá por cima" alguém se diverte a escolher, ao calhas, ceifar a vida de quem lhe dedica uma longa caminhada.
"...e o próximo atropelamento vai para o Sr. Justino Serpa, que terá a opurtunidade única de cheirar a grelha da frente de uma Toyota Hiace, antes de fechar os olhos para sempre e se juntar a todos nós, cá em cima, no Céu! Palmas!!!"

O dia da Libertação!

Um estudo Europeu afirma que um Português, em média, tem que trabalhar até ao dia 15 de Maio para pagar todos os seus impostos. A partir dessa data, as remunerações passam a ser disponibilizadas para os gastos privados.
Ou seja, 15 de Maio é o dia da Libertação dos impostos. Um dia histórico!
Acontece que a 13 de Maio apareceu a Virgem aos Pastorinhos e eu ainda não sei se acredito menos na história do 15 ou na história do 13.

quarta-feira, maio 04, 2005

Vaquinha

A poucos dias do início da época balnear o Governo ainda não sabe quem vai pagar aos nadadores-salvadores. O executivo não tomou uma decisão e as Comissões de Coordenação Regional avisam que não podem assumir essa responsabilidade.
Se em vez dos barrigudos de bigode os nadadores-salvadores fossem como a Pamela do Baywatch, eu até propunha que o pessoal fizesse uma vaquinha. Até se podia usar aquele velho ditado: "Com uma vaquinha se paga a outra".