Num breve artigo, a Bilis propõe-se a abordar a carreira política em Portugal. De onde surgem? Como evoluem? Como morrem?
Tudo o que queria saber, nas linhas seguintes:
1ª Etapa - (15-18) Convidado por amigos do liceu, o jovem político vai a uma festa sem qualquer pretensão nem ideia estabelecida. Às sete da manhã, depois de vomitar para cima de si próprio mais de oito vezes e de tentar equilibrar-se para ir urinar, aparecem individuos de óculos escuros e fatos negros que lhe fazem assinar um papel. A partir desse momento é membro de uma "Jota", sem saber como nem porquê.
2ª Etapa - (18-26) Enquanto membro da "Jota" percorre Portugal de lés-a-lés atrás do seu líder em campanha. Também se embriaga com frequência, mas nada que o demova na sua luta partidária. Segura em bandeirinhas, grita slogans ridiculos, faz figuras tristes para a televisão e até ajuda velhinhas a encontrar a casa-de-banho. Comer algumas raparigas da "Jota" também faz parte do cardápio.
3ª Etapa - (27-32) Depois de muito batalhar, perde as burbulhas e o seu ar rameloso e ganha lugar de destaque na sua organização. É respeitado por todos e aparece nas listas ao parlamento pelo círculo eleitoral de Bragança. Procura no mapa onde fica essa Cidade e vai lá duas vezes só para ter a certeza que não faz lá falta nenhuma.
4ª Etapa - (33-38) Ocupa o seu lugarzinho no Parlamento, e as ordens que tem são para proferir apenas três palavras : "Café, por favor!". Senta-se e levanta-se à vontade do Partido. Sacrifica algumas horas de lazer a estudar leis que nunca chegará a perceber.
5ª Etapa - (39-42) Com um aspecto já mais maduro, aparece, surpreendentemente, a líderar uma lista para liderar o seu partido que atravessa uma crise. Metade dos seus camaradas não sabem o seu nome. Obviamente, perde essa eleição, mas muitos consideram-no audaz e arrojado. Alguns consideram-no imbecil. (Se pertencer ao partido do Pacheco Pereira esta possibilidade é muito maior)
6ª Etapa - (42-45) O líder eleito não consegue ganhar nenhuma eleição e o Partido volta a cair no pântano. Não se prevê que o partido possa chegar ao governo nos próximos tempos e os históricos não se querem "queimar". O nosso político vê novamente uma abertura para se candidatar. Como é o único... ganha! Chega a líder do maior partido da Oposição.
7ª Etapa - (45-50) Entretem-se durante uns tempos a criticar tudo o que o partido do governo faz, mas não apresenta grandes ideias. Tem a impressão que, as pessoas começas a ajoelhar-se aos seus pés na rua. É visto como um salvador da Pátria que vai levar o país ao rumo certo. Começa a dormir mal de noite e acorda cheio de suores frios, só de pensar que vai ter de constituir governo. Começa a pensar em nomes para convidar. Só se lembra de alguns amigos de infância e da sua tia Alzira.
8ª Etapa - (50-55) É eleito primeiro-ministro. Começa os primeiros meses cheio de confiança, mas a sua incapacidade é gritante. Ao fim de seis meses já a população implora pela sua demissão. Não tem a mínima hipótese de voltar a governar no final do seu mandato, porque é um incompetente. Obviamente perde o seu segundo mandato. Obviamente perde a liderança do seu partido. Obviamente desaparece sem deixar rasto.
9ª Etapa - (55-60) Tenta fugir de todo e qualquer contacto com o seu anterior partido e quase caí no esquecimento. Ninguém o procura para nada e é frequentemente visto como um exemplo a não seguir. No entanto ao fim de alguns anos o país está ainda pior, e alguns saudosistas da sua pessoa começam a lembrar os belos tempos em que o nosso político estava no governo.
10ª Etapa - (60-62) Os notáveis do seu partido (o qual já nem sabe bem o nome nem a ideologia) empurram-no para a candidatura a Presidente da República por ser "uma figura de estado". Incrivelmente, sem qualquer tipo de memória, o povo elege-o. Passa a ser o "Presidente de todos nós"
11ª Etapa - (62-70) No seu primeiro mandato tentar inteirar-se dos problemas sociais e políticos. Veta algumas leis (para parecer que não é um "yes man") e passeia pelo mundo (descobre que a Sumatra é uma ilha e não uma posição do Kamasutra). Ganha com mais de 70% as eleições para o seu segundo mandato. Veta menos leis, mas passeia ainda mais!
12ª Etapa - (70-...) A estúpida constituição não lhe permite continuar como Presidente para sempre e acaba o seu segundo mandato. Com uma "reforma de estado" milionária passa a dedicar-se ao golf e à família. Descobre que tem mais jeito para o golf. De vez em quando dá uns palpites sobre a situação política, aparece moderadamente na Tv. Todos lhe lambem as botas por onde passa e tratam-no eternamente como "Presidente".